sábado, 20 de novembro de 2010

Felinos

FELÍDEOS

- família de animais exclusivamente carnívoros que pertencem à classe dos Mamíferos. Estão bem adaptados para viver como predadores. Todos os membros da família têm corpo esbelto e ágil, com pelagem suave. Sua visão e sua audição são muito desenvolvidas e suas garras e seus dentes estão desenhados de forma perfeita para lacerar a carne de suas presas. Caminham sobre os dedos e com a parte posterior do pé elevada. As patas são providas de almofadas, o que permite ao animal caminhar sem fazer barulho, e têm unhas longas, afiadas e completamente retráteis (à exceção do guepardo).

Habitam todos os continentes, exceto a Antártida e a Oceania.


A família felídae se dividem em três grupos básicos ou sub-famílias - Felinae, Pantherinae eAcinonychinae, e Acinonyx jubatus.fazendo um total de 13 gênero na sub-família de Felinae e 4 na sub-família de Pantherinae, ainda a sub-família Acinonychinae.

A alimentação é constituída basicamente de pequenos mamíferos, roedores e aves. Os felinos brasileiros em algum nível estão ameaçados de extinção, principalmente pela degradação e fragmentação de seus habitats.

São extremamente sensíveis às mínimas alterações provocadas pelo homem na natureza.

Textos tirados do : Saude animal zoo virtual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário